Conheça 4 dicas básicas para tornar a lista de supermercado mais prática no seu dia a dia

29 set

Em tempos onde economizar se tornou prioridade, as idas ao supermercado exigem mais cautela e planejamento, afinal, é preciso foco para não ultrapassar os gastos e acabar gerando dívidas.

Um recurso simples, mas que pode auxiliar, e muito, neste assunto, é a lista de compras. Ao prepará-la antes de ir às compras, você evita esquecer os produtos essenciais. Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, quanto menos exposição nós tivermos, melhor.

Entretanto, não basta apenas criar uma lista de supermercado, é preciso verificar na sua despensa quais os produtos devem ser comprados por um determinado período. Pensando assim, você terá uma maior praticidade na sua rotina, além de claro, tomar as melhores decisões.

Sabendo da dificuldade que muitas pessoas possuem para elaborar essa lista completa de produtos, reunimos algumas dicas e informações. Acompanhe-nos e aprenda a melhor maneira de fazer uma lista de supermercado sem errar ou esquecer algo.

Como fazer uma lista de compras de supermercado que atenda às suas necessidades e sem gastar muito?

A regra é: anote todos os itens que você utiliza no seu dia a dia, aqueles bem básicos mesmo. Esse serão prioridade e não serão esquecidos. Contudo, outro quesito que deve ser levado em consideração é a frequência com que essas idas ao supermercado acontecerão: semanais, quinzenais ou mensais? Responda essa questão antes de começar a escrever sua lista de supermercado.

Feito isso, podemos seguir adiante e partir para as outras dicas.

●    A organização da sua cozinha e despensa é fundamental

Mantenha os produtos arrumados e visíveis para que você possa observar o que está faltando, o que está acabando e o que tem de sobra. Uma dica nesta etapa é separar os produtos por categoria: Mercearia, Higiene Pessoal, Limpeza, Especiarias etc.

Outra dica preciosa é separar todos os alimentos em potes, pois além de ser mais higiênico e diminuir problemas com contaminações, você ainda garante um controle da qualidade de cada produto visualizando a condição de uso.

●    Utilize recursos tecnológicos

É isso mesmo. Por que criar uma lista em papel, que poderá ser esquecida em casa se podemos tê-la na palma das nossas mãos por meio dos smartphones? É bastante simples realizar isso! Basta baixar algum aplicativo que forneça o serviço. Abaixo alguns exemplos que possuem visual bem intuitivo:

Listonic

Bring

Alguns deles, inclusive, mostram quais são os produtos que você compra frequentemente e, sugerem a compra.

●     Anote os produtos que forem acabando.

É uma boa dica para elaborar a lista de produtos necessários. Isso porque, anotando tudo que estiver no fim, você saberá o que precisa ser reposto.

Erros comuns que podem ocorrer ao organizar uma lista de compras

Quem costuma ir bastante ao supermercado irá ler esses próximos tópicos, e talvez se identificar. Por isso, preste atenção para não cometer mais esses erros:

1.    Esquecer de verificar o que há na despensa e geladeira

Não importa o quão organizado você seja, essa olhadinha rápida na geladeira e despensa fará diferença para não se esquecer de nada.

2.    Comprar mais do que o necessário produtos com validade menor

Esses alimentos que possuem um prazo de validade curto devem ser consumidos mais rápido. O segredo é comprar na quantidade ideal, isto é, semanalmente, para que os desperdícios sejam evitados, assim como também, gastos desnecessários.

3.    Não levar em conta a quantidade de pessoas que residem na mesma casa

Esse erro é bastante comum, principalmente quando há visitas na casa por um período maior.

Para famílias com muitos integrantes, o ideal é comprar produtos em packs, mais produto por um preço melhor ou em embalagens maiores como o arroz, por exemplo.

Com essas dicas, você conseguirá preparar uma lista de compras eficiente e econômica. Mas, não se esqueça de reservar um tempinho para prepará-la com cuidado.

Gostou desse conteúdo? Então, continue nos acompanhando por aqui e nas nossas redes sociais: @comercialmonlevade.com.br (Instagram) e Hiper e Super Comercial Monlevade (Facebook)

Até breve!