Benefícios do Quiabo

23 fev

Seja frito, grelhado, cozido, na salada e até naquele frango com quiabo maravilhoso.

Quiabo é um alimento versátil, delicioso e rico em benefícios para a saúde.

Confira alguns benefícios do quiabo:

1. Previne problemas cardíacos
O quiabo é fonte de fibras e elas desempenham um papel importante no controle do colesterol e triglicérides, que são fatores de risco para os problemas cardíacos. Além de reduzirem a absorção desses lipídeos, as fibras presentes no quiabo também formam um gel que se liga aos ácidos biliares no intestino e aumentam a excreção nas fezes, diminuindo sua reabsorção pelo organismo.
2. Ajuda no controle da glicemia
Mais uma vez, as fibras do quiabo proporcionam benefícios ao organismo, pois contribuem para o controle do açúcar no sangue. Sabe-se que uma alimentação rica em fibras ajuda a diminuir a absorção de glicose no intestino, o que é uma estratégia complementar no tratamento de pessoas com diabetes.
3. Faz bem para o intestino
Em 100 g de quiabo há 2,5 g de fibras. Recomenda-se o consumo de 25 g de fibras por dia para adultos. Portanto, ingerir o alimento juntamente com outros legumes, verduras, cereais e frutas com fibras melhora o funcionamento do intestino e previne a constipação.
4. Melhora a saúde óssea
Consumir o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas porque ele é fonte de vitamina K. Além disso, esse alimento contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre que são importantes para a formação óssea e dos dentes.
5. Faz bem para o cérebro
Por ser um alimento com ácidos graxos, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, além de ser um alimento antioxidante, o quiabo também auxilia na memória e no aprendizado. Sabe-se que pode ajudar na redução de ansiedade, sintomas de depressão e na resposta inflamatória cerebral.