Cuidados com a Alimentação no Fim de Ano

24 out

 

Os excessos na alimentação durante as festas de fim de ano costumam tornar-se um problema na hora de subir na balança. Os quilinhos extras ganhados em poucos dias costumam nos perseguir por muito mais tempo depois. Seguem   algumas sugestões e dicas para uma alimentação saudável entre o Natal e o Ano Novo.

Moderação é a chave
A nutricionista afirma que é possível passar o final de ano sem engordar, basta se atentar ao que está comendo e à quantidade. Dá para comer besteira, só não pode exagerar. Moderação é a chave, sempre, explica Juliana.

Faça adaptações
Se você acha que não consegue se conter com as iguarias de fim de ano, que tal fazer algumas adaptações? Confira algumas dicas separadas pela nutricionista.

– Arroz: que tal usar arroz integral com pedacinhos de vegetais ou mesmo de castanhas? Gergelim ou semente de girassol também podem compor o prato.

– Farofa: substitua a farinha, parcialmente ou totalmente, por aveia. E nada de bacon! Coloque milho, pedacinhos de ovo cozido, castanhas, cebola, alho, salsinha.

– Doces: sempre à base de frutas e tente substituir, por exemplo, na hora do preparo, o leite integral pelo leite desnatado, o açúcar por mel ou adoçante.

– Prato principal: prefira as aves, como o peru, o chester ou o tender, do que o pernil, que é muito mais gorduroso.

Não tenha medo de arriscar a fazer preparações novas e mais saudáveis. Inovar é sempre ótimo, as pessoas acham criativo e ficam curiosas para provar. Tente!

Fonte:  Juliana Tomandl Fontes, nutricionista.    www.entrelegumeseverduras.com.br